29
mar
11

Montpellier – Languedoc – France

ESTE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO:

http://www.maladerodinhaenecessaire.com

Este fim de semana, estivemos em êxtase. De Londres a Montpellier, pela Easyjet, foram menos de duas horas e considerando o fuso, que é + 1 hora, estávamos no sul da França, logo no início da tarde de sexta-feira.

Tenho e honra e a sorte de ser prima de Maria Cristina Haize. E visitar o site de Cristina é a melhor maneira de apresentá-la. O casal Daniel (diplomata e agora Doutor em Ciências Políticas e Cristina (artista plástica) rodou o mundo e os dois escolheram Montpellier para morar. E para nós, visitá-los, foi ao mesmo tempo, matar as saudades e uma experiência cultural e gastronômica!

E não é difcil entender porquê eles escolheram esse lugar. Montpellier ( e toda a região) não é uma cidade, é um sonho!

As primeiras menções sobre a cidade datam de 985 D.C. e falam sobre uma ocupação rural. Dois séculos mais tarde já é uma das cidades  mais poderosas e ricas da costa de Languedoc, no sul da França.

 Com essa história, não é difícil imaginar que  a cidade exiba hoje,  a arquitetura medieval,  edifícios dos séculos que se seguiram e um crescimento espantoso que se reflete na nova Montpellier.

Tour de la Babote

O centro histórico de Montpellier é simplesmente lindo.

L´Écusson ( a região em amarelo, em formato de escudo) é ao mesmo tempo uma viagem no tempo e um recreio! Região animadíssima, onde não há trafego de carros, e no sábado, todos se encontram por aqui.

Na praça central, la Place de la Comédie, ou nas ruinhas estreitas, pessoas transitam entre lojas e cafés ao ar livre, e o timing completamente diverso das  grandes cidades, nos leva a absorver e respirar aquele momento.  Em Montpellier, ninguém tem pressa.

Praça atrás da Église de Saint Roch

E é assim, andando calmamente a pé pela cidade que a gente vai se surpreendendo.

Cathédrale Saint Pierre

Arcos Butantes (Catedral de Saint Pierre)

A catedral da cidade é simplesmente impressionante e mais parece uma fortaleza, com essas duas torres imponentes.  Seu prologamento é  a famosa faculdade de Medicina de Montpellier.

Faculdade de Medicina de Montpellier.

E numa simples volta por L´Écusson, a gente se sente e passeia em muitos  séculos. Encontramos ainda um carnaval, bem na Place de la Comédie.

Montpellier!!! Ainda tem muito mais para contar…

Até!


11 Responses to “Montpellier – Languedoc – France”


  1. 1 Livi
    30/03/2011 às 12:05 AM

    A-M-E-I!!!!! Que lugar encantador, essa atmosfera medieval me atrai muito. Com certeza vivi num lugar assim em alguma outra vida. Conta mais, conta mais!!! Bjs

  2. 2 celmartin
    30/03/2011 às 12:17 AM

    Eu também, Livi, eu também! Meu coração chega a mudar de ritmo quando estou num lugar/cidade medieval. E ainda tem o top do medieval que eu conto depois!
    bjs

  3. 4 Lia
    30/03/2011 às 1:27 PM

    Choquei! Olha eu venho no seu blog todos os dias. Sei que não tenho comentado sempre mas sou fiel. Qdo não tem post novo, eu leio algum antigo e adoro. Mas essa cidade é uma coisa saida de filme ou desses programa tipo Globo repórter! Lindo! Aproveite por nós!

  4. 5 kdkd
    30/03/2011 às 1:28 PM

    Lindo, lindo, lindo! quero ir já! e os jardins que você mostrou no outro post também!

  5. 01/04/2011 às 5:01 PM

    Absurdamente maravilhoso!
    Gente, me vi andando nesse lugar, cheguei a ficar arrepiada. Com certeza Livi vivemos em outra época numa cidade da Idade Média. Por isso fiquei apaixonada por Évora.
    Cel aproveite bastante e conte tudo sobre esse lugar. Estou ligada no “Mala”.
    Bjão

  6. 8 Eliana
    01/04/2011 às 5:17 PM

    Cel…que lugar maravilhoso! Será que a hospedagem por lá é tão caro quanto em Paris?

  7. 9 celmartin
    01/04/2011 às 9:20 PM

    Oi Eliana,
    Acho que não! E é tudo bem mais low profile que Paris. Vale a pena dar uma olhada, pois a Easyjet voa para lá e o aeroporto é pertinho da cidade. Vale muito a pena!

  8. 02/04/2011 às 2:09 PM

    Querida,
    Eu fico fora da internet uns dias por conta da operadora e, quando volto, tem um três postagens para ver! Nossa…
    Que cidade é essa! Me deu uma vontade imensa de conhecer!
    E vamos combinar que suas fotos pegam o espírito da coisa!
    Parabéns!
    beijos

    • 11 celmartin
      03/04/2011 às 10:55 AM

      Obirgada querida, É que eu tenho mesmo que aproveitar tudo de lindo que tenho à minha volta. saber e registrar quando a gente está feliz é tudo!!!! bjinhos


Deixe uma resposta

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 9 outros seguidores

março 2011
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 9 outros seguidores

viagens
free counters

Atualizações Twitter


