05
abr
11

Ligação internacional, procura-se uma lowcost?!

Desde que cheguei em Londres, exatamente no dia 1 de janeiro, venho pesquisando e tentando maneiras econômicas para ligar para o Brasil.  E quando viajo pela Europa, idem. E até agora, ainda não encontrei.

Aqui a telefonia celular é muito barata e a maioria das operadoras, oferecem ligações grátis, desde que sejam entre seus próprios números. É muito comum (e às vezes muito chato) entrar num ônibus e durante todo o percurso de 40, 50 minutos, ter que escutar um, dois ou mais passageiros falando em alto e bom som, em línguas tipo hindi, sérvio, mandarim, ou senegalês (??!&) Porquê? Simples!  é de graça! a diversão é falar e falar… entram , ficam horas,  e saem do ônibus, no maior papo!

Para o Brasil, de uma maneira geral, o Skype ainda é o mais em conta. De Skype para Skype (computador para computador) é de graça, mas há o incoveniente de obrigatoriamente estarmos diante do computer, e seu interlocutor idem, meio que tem que marcar hora. Por outro lado,  se tiver um celular com WIFI,  é só encontrar um hotspot, ou seja um lugar com Wifi de graça, conectar o celular à sua conta Skype e ligar par o número desejado. Quando faço isso do Brasil, para o celular do meu filho aqui em Londres, a ligação internacional é de graça, mas a operadora cobra como se fosse um DDD. Também pode se ligar do compudator para um telefone fixo ou celular. Mas aí,  você tem que ter créditos (em euros) para ligar .

All rates: Price exc. VAT: Price incl. VAT:
Brazil 4,6 cents 5,3 cents
Brazil – Mobile 17,9 cents 20,6 cents
Brazil – Rio de Janeiro 3 cents 3,5 cents
Brazil – Sao Paulo 2,3 cents 2,6 cents

Chip local

Aqui em Londres, a O2 tem vários planos. Tentei um deles (pré-pago) e apesar de ser um dos melhores, é um pouco caro, mas é o que mais vale a pena. Por 20 libras, (descontados imediatamente dos seus créditos  que devem ser comprados antes) você tem direito a 3000 minutos para 5 telefones escolhidos e cadastrados no site. E a gente ainda ganha um número para esses telefones ligarem para você com tarifa local (call em number). Mas são só esses telefones que foram cadastrados. Outro plano, te dá o direito de ligar para qualquer telefone do Brasil (ou outro país que você escolher, também previamente cadastrado) até 100 minutos por mês, desde que você faça uma recarga mensal de 15 libras (o que acaba rapidinho). A vantagem é que eu posso falar de graça com meus filhos que também tem um chip da O2 e quando viajo pela Europa, é relativamente barato fazer (35 p por minuto) e receber (14p por minuto) ligações da Inglaterra (desde que seja da O2).

Como o que mais tem aqui, é gente de outros paises, o que não falta é concorrência no quesito ligações internacionais. Já encomendei um outro chip da Lebara, grátis! Vamos ver… prometem tarifas assim

International Tariff

Click to selectBrazil

International Tariff
15p /min to Mobile
1p /min to Landline
10p SMS

De uma maneira geral funcionou muito bem e é realmente econômico. A ligação é clara e falei com minha prima como se estivesse aqui do lado. A tarifa eu acho, é essa mesma. Eu tinha 10 pounds de crédito, não sei exatamente quanto falei com ela, mas ainda tenho 6,89.

E também já encomendei outro chip da Lyca Mobile que promete tarifas como essas

Landline 1 p(per min)      13 p Mobile  (per min)       10 p SMS  per/sms

Mas esse não chegou.

Mas tanto a O2 como Lyca Mobile e a Lebara, são daqui da Inglaterra e essas tarifas idem. Para viajar pela Europa a coisa muda.

Por fim, depois de ler em alguns blogs, achei que tivesse encontrado a solução dos meus problemas com o chip global da MaxRoam. A Ryanair oferece o produto, quando manda o email lembrando o seu check in.  Funciona da seguinte maneira – você compra o chip pelo site, que custa 15 euros, e já vem carregado com 10 euros (chega no Brasil também!). Em dois dias chegou aqui em casa. Daí você ativa o sim card, também no próprio site, e automaticamente uma conta é aberta. Nessa conta, você tem acesso instantâneo ao seu histórico, onde você pode conferir suas ligações e quanto tempo elas duraram, e principalmente, quanto custaram. A vantagem (para viagens pela Europa e ligações também para a Europa) é que o chip faz ligações a preços das operadoras locais e você pode checar no site, as tarifas antes de telefonar e levar a facada. Funciona em mais 230 países. A grande vantagem é poder fazer ligações locais para qualquer serviço em qualquer cidade em que você estiver, e saber diante mão, quanto você vai gastar para fazer uma ligação internacional para o Brasil por exemplo.

Agora responda rápido! Onde a telefonia celular tem as tarifas locais mais caras do mundo???? Bingo! Ligar para o Brasil custa a bagatela de 0,49 euros (lembrando que 1 euro =  +ou- 2,40 reais) por minuto. Isso porque o chip utiliza as tarifas locais (do Brasil)! Ainda assim, é infinitamente muuuuito mais barato que o roaming internacional (que no caso da Tim, nunca funcionou nem no pais ao lado, a Argentina, nem aqui).

 

Concluindo… com três celulares (cada um com um chip diferente, para não ter que trocar) e um computador, eu posso viajar pela Europa e em cada situação fazer uma equação complexa com muitas variáveis elevadas à raiz de Py, para descobrir qual a maneira mais barata e adequada para falar com alguém em algum lugar do mundo! Se for para o Brasil é mais caro, obvio!


4 Responses to “Ligação internacional, procura-se uma lowcost?!”


  1. 06/04/2011 às 1:29 AM

    Querida,
    você se supera a cada postagem… fora o texto informativo, me diverti de montão!
    beijos

  2. 2 Assad
    06/04/2011 às 10:33 AM

    Oi Celmartin, viajar pelo 1o mundo tem dessas coisas. A gente vê tudo funcionando de forma melhor que no Brasil e não entende pq não aplicam aqui.
    Usava o Justvoip com pagsmento em euros.
    Agora, uso o Voipraider – paga-se $-10,00 dolarezinhos only, e ganha 90 dias. Mas tem q ligar através de um pc, notebook ou celular com Wi-fi p/um telefone fixo ou celular.
    Acho que uma boa saída, é alugar aqui no Brasil um Nextel.
    [ ]’s and Good luck.

  3. 4 patricia
    08/04/2011 às 10:29 PM

    VC esuqeceu de dizer que todos estes telefonemas ficam ainda mais baratos quando é para falar com a prima querida!!!!!

    Já estou na contagem regressiva… Mas quero que vcs curtam ainda MUITO!!!!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 9 outros seguidores

abril 2011
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 9 outros seguidores

viagens
free counters

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: