16
jul
11

Eternamente Roma!

ESTE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO:

http://www.maladerodinhaenecessaire.com

Continuando… Quando se fala em Roma, a imagem do Coliseu, aparece instataneamente na “tela” do nosso cérebro.  E  sair distraída de uma estação de metrô e dar de cara com “Ele” já vale a viagem.  É impressionante! Não vou dizer que é lindo. É absolutamente impactante mas não é lindo.

Um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga, esse anfiteatro foi construído por ordem do Imperador Vespasiano, entre os anos 70 e 80 da era Cristã. Era denominado anfiteatro Flávio (nome da família imperial)  e ficou conhecido como Colosseo por sua localização, a Domus Aurea onde foi encontrada a estátua gigantesca de Nero, (colosso). Na realidade, foi erguido sobre o lago da casa de Nero (lembra dele?).  Originalmente em sua construção foi  usado mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina. E para que? Para servir de palco de lutas cruéis e violentas, lutas entre os gladiadores e para atirar os cristãos aos leões, cenas que distraíam  os romanos das dificuldades e para os imperadores ganharem o apoio da massa. Eram cavalos, tigres, leões, girafas, gladiadores, caçadores e músicos que paravam diante do camarote do imperador que dava início à “festa”.

Coliseu –  Roma

Nesse primeiro dia, ficamos só olhando (e realizando que estávamos mesmo lá!).  Uma fila gigantesca, para comprar os ingressos já rodeava o monumento!  Mas é tanta coisa para ver nessa área! Logo ao lado está o Arco de Constantino, edificado entre 312 e 315 d.C. para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha de Ponte Mílvio.

Arco de Constantino Roma

Arco de Tito e Antiquarium Forense

Nessa região, tenho que confessar, dá um nervoso. São tantas datas, tantos séculos, tantos detalhes. No Forum Romano, por exemplo, senti falta de uma enciclopédia. São zilhões de anos! Construções e destruições, guerras, terremotos…  E, desculpem-me, em alguns momentos é tanto pedaço espalhado que a gente se perde mesmo. Quem ama história, gostaria de, digamos,  mais informações!

Como o objetivo do dia, era uma visão geral, partimos. O dia estava lindo, e tinha muita Roma pela frente! Tempo que literalmente me dei de presente. Seis dias em Roma…  Seguindo pela Via dei Fiori Imperiali, fomos dar na Colona Traiana no Forum de Trajano, o último dos fórums imperiais da Roma Antiga.

Ficheiro:Trajan Forum.jpg

Fórum Trajano Fonte :Wilkipédia

A coluna, construída com blocos de mármore, impressiona pelos seus trinta e oito metros de altura, e pelas figuras em baixo relevo que representam cenas da guerra contra os Dácios .

Colonna Traiana

Neste ponto, estamos a alguns passos da Piazza Venezia, onde está aquele monumento (que não é lá muito querido dos romanos), mas que para nós turistas, é lindo. O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuelle II, foi construído em puro mármore branco, e uma enorme área do Monte Capitolino (uma das sete colinas de Roma), e muitas construções medievais foram destruídas.  No monumento ainda está oa Tumba do Soldado Desconhecido.

Monumento a Vittorio Emanuelle II – Piazza Venezia Roma

Seguindo a Via del Corso, adentramos ruinhas estreitas e ouvimos … La Fontana di Trevi!. Vale a pena ler a história !

É quase inacreditável, pois a fonte  é tão cercada de Roma por todos os lados, que fica difícil “entender” como um monumento daqueles, tão, tão lindo, tem tão pouco espaço para ser admirado!

Olha em volta dessa beleza:

E do outro lado…

Se por um acaso encontrar um grupo de japonesas (nada contra), você não terá chance alguma de sequer tentar uma foto. Todas elas fazem um “V” com os dedinhos, ou dão um pulinho da hora do click, e na Fontana de Trevi, o espaço é muito reduzido.

Mas ali pertinho, está o Pantheon.

Fonte: FavasContadas

Impressionante! Construído em 27 A.C (!!!), pelo Imperador Marco, era inicialmente um templo pagão. O nome veio do grego pan = tudo e  theon = divino. Um templo para todos os deuses.  Convertido em igreja católica, é todo fechado, e sua única fonte de luz natural é uma abertura no enorme domo.

Logo em frente está a Piazza della Rotonda, onde um obelisco egípicio, agregado à Fonte do Pantheon, com um cruz no topo.

Fonte do Pantheon Roma

Neste exato momento, uma tensão se abateu sobre mim… minha câmera dava claros sinais de exaustão.

Fotos muito claras ou muito escuras, e decidi que precisava comprar uma nova. Roma sem fotos é definitivamente impossível.  Mas por incrível que pareça, encontrar um lugar para comprar uma câmera não se mostrou tão fácil asssim. Já à noite, voltei a lanhouse perto do hotel, a fim de pesquisar onde eu poderia encontrar meu objeto de desejo. Quase infartei, pois a única Fnac de Roma, fica fora da Roma central e perderia uma tarde ou mais para ir e voltar.

Depois de 11 horas andando, fomos reabastecer! Calorias maravilhosas para esquentar nossos corpichos, pois apesar do dia lindo, o vento gelado de Roma não é brincadeira.

Jantamos num restaurante em Termini. Vinho e massa deliciosos, barachtenhos! E do lado do hotel!

Té mais!


6 Responses to “Eternamente Roma!”


  1. 1 Kathleen Macedo
    16/07/2011 às 2:47 PM

    Querida, daqui a dois meses estarei repetindo os seus passos! Estou adorando ver os seus post e já sonhando com Roma! Um beijo!

  2. 2 Elen Meire
    16/07/2011 às 6:11 PM

    Se superando a cada post! É praticamente um guia.

  3. 4 Livi
    18/07/2011 às 10:27 AM

    Querida,
    Amei o post mas essa foto da pasta no final…hum olha o tanto de queijo! Estava comendo um sanduba sem graça enquanto lia seu post, daí me deparei com essa foto, maldade! rsrsrsrs
    Bjs

  4. 18/07/2011 às 10:49 PM

    Querida!
    Lindo post!!! Até eu que sou helênica faço minha homenagem (risos)
    Adorei e… quase senti saudades… só você mesmo.
    Brincadeirinha: gosto de Roma, mesmo como helênica fanática.
    Aguardo o próximo!!! É uma delícia estar aqui!!!
    beijinhos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 9 outros seguidores

julho 2011
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 9 outros seguidores

viagens
free counters

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: