02
set
11

Roma

ESTE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO:

http://www.maladerodinhaenecessaire.com

É… nosso dias em Roma estavam quaaaaaaaase no fim. Domingo, nosso programa começava pela Piazza S. Pietro.

Sim, fomos à bênção do Papa, que acontece todos os domingos ao meio dia.

A Praça de São Pedro, surgiu da necessidade de criar um espaço digno para anteceder ou anunciar a Basílica de São Pedro, cuja fachada ficou pronta em 1614. O projeto foi entregue a Gian Lorenzo Bernini. Quem leu Dan Brown, certamente vai imaginar e procurar todos os “sinais” deixados por ele em suas obras espalhadas por Roma. A praça, dois semi-círculos e duzentos e oitenta e quatro colunas, formam uma elipse grandiosa. No lado direito, forma-se uma fila para entrar na Basílica, e não há necessidade de comprar ingresso.

Chegando à Basílica, há duas entradas. Uma para ela mesma e outro para os túmulos dos papas. Erramos e entramos na dos túmulos. Tá, mesmo não sendo meu passeio preferido, fui até o fim. Finalmente entramos na Basílica: enorme, emocionante.

A maior igreja do mundo.

E os guardas??? A famosa guarda suiça, da qual só podem fazer parte homens fortões entre os 18 e os 30 anos e com reputação criminal e social absolutamente imaculada. Mas a guarda é toda trabalhada nos uniformes (dizem que foi Michelangelo que desenhou, mas há controvésias) e cá entre nós, os guardas…..são lindos! Páreo duro com os pompiers (bombeiros) de Paris.

E a pessoas começam a se aglomerar na praça, perto do meio dia.

E ao meio dia em ponto, um ponto lá no alto,  atrai a atenção. A janela se abre e o papa aparece.

É mesmo emocionante ver tanta gente em paz…

Terminada a bêncão, vamos em direção ao Castelo de Sant´Angelo, e da ponte (dos Anjos) que tem o mesmo nome, construída entre 134 e 199 pelo imperador Adriano.

Linda né?

Na noite anterior, voltando para casa, saltamos na estação Colosseo para vê-lo iluminado.

Já nos preparando para a visita ao seu interior.

De dia ou de noite, é mesmo impactante.

É quase origatório. Entrar no Coliseu, é sem dúvida uma experiência. Imaginar como era e tudo que aconteceu aqui, é de perder a respiração.  Chegamos cedo para não pegar a fila monstruosa que se forma todos os dias. Milagrosamente, não tinha quase ninguém na nossa frente.  Por 18 euros, pela internet e 15 no guichê, adquirimos o direito de entrar, passear e fotografar o Colosseum, Monte Palatino e Forum Romano.

Com mais de 12 metros de profundidade, 187,5 metros de comprimento por 155,5 metros de largura, e ostentando um perímetro de mais de 540 metros, é uma das maiores construções do Império Romano, contruído por ordem do Imperador Vespasiano (70 d. C.).

Só dois terços da construção resistiram ao tempo, aos vândalos, terremotos e aos construtores medievais que retiravam materiais para suas próprias construções.

Monte Palatino

Confesso que visitar o Coliseu foi impactante. Mas depois dessa visita, precisávamos de algo “leve”. Partimos em direção ao “paraíso” romano.

Vila Borguese

Ao norte de Roma, um parque em forma de coração! Naquele fim de tarde chuvoso, com aquelas árvores que só vi em Roma, o parque estava praticamente particular.

Optamos então por passear nessa geringonça. Uma mistura meio maluca de bicicleta com carro.

Essa coisa parece fácil de conduzir, mas acabou sendo responsável por inúmeras gargalhadas, freadas inesperadas e alguns pequenos hematomas. Tem pedais de bicicleta, direção de carro, e um freio em forma de alavanca. O problema é que ao pedalar, rola um impulso automático que faz a geringonça atingir uma velocidade que a gente não espera.

O parque é simplesmente lindo! Depois de viver Roma intensamente, cheio de turistas, trânsito caótico, ritmo intenso, passar um tempo aqui é puro deleite.

Daqui, fomos para o sul, onde está a Piramide de Caio Testino e a Porta São Paulo, no começo da rua Ostiense no bairro Testacchio.

Porta São Paulo

É uma das portas meriodionais da Muralha Aureliana em Roma. Corresponde à Porta Ostiense, a porta de onde iniciava, e ainda inicia, a Via Oistiense, o caminho que liga Roma à Ostia. A porta está separada da Muralha Aureliana, e tem o aspecto de um castelo com suas duas torres: por isto é chamada algumas vezes de Castelletto,

Já a Pirâmide, foi construída para ser um monumento fúnebre, coberta em mámore de Carrara. Como chegar até aqui? Os ônibus 60, 280, 30, 719 passam todos neste caminho.

   Voltando ao centro, mais precisamente à Piazza Venezia, caímos no gelato mais delicioso, ever!!! Terminávamos assim, nosso primeiro encontro com Roma. Uma cidade para se visitar muitas vezes…

É uma cidade acolhedora, rica e massiva ao mesmo tempo. Acho que a segunda visita será ainda melhor, pois é quando a gente já está mais local e tem mais tempo para viver a cidade.

Nosso problema agora, era resolver a questão: como chegar ao aeroporto Fiumincino???  Nosso vôo para Veneza partiria às 7 da manhã, e teríamos que sair de Roma às 4 da manhã. O problema é que não havia nenhum meio de transporte no meio da madrugada, nenhum suttle (ônibus) e o primeiro  trem que faz a ligação Termini-Fiumincino, só à 5 e meia. Ok … um taxi então? Roberta, a gerente do B&B, fez uma cara de “não sei não”. Segundo ela, não é lá muito confiável marcar um táxi por telefone para às 4 da manhã. Marcar até marca. Se o táxi vai aparecer é uma outra estória, provavelmente de suspense. Foi assim que, “achando” ser o mais seguro e confiável, optamos ( eu optei, aff!) por abortar o vôo, e irmos de trem para Veneza. Uma opção que nos levou a passar  uma noite tenebrosa!!!! Dessas inesquecíveis, de total sufoco mesmo! Mas isso, é assumto para o próximo post!

Até!!!!


3 Responses to “Roma”


  1. 1 Eliana
    10/09/2011 às 12:01 AM

    Cel!!! Adorei “viajar” por Roma com você e tô aqui salivando por esse sorvete!
    Bj

  2. 18/09/2011 às 10:24 PM

    Adorei rever isso tudo! Como o tempo passa! Na minha época era “di grátis”.
    De volta aos seus textos, depois de semanas afastada, posso sonhar com suas realidades!
    Adorei!
    beijos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 9 outros seguidores

setembro 2011
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 9 outros seguidores

viagens
free counters

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: