16
out
11

Veneza Eu amo!

ESTE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO:

http://www.maladerodinhaenecessaire.com

Veneza é realmente uma cidade improvável. As construções brotam das águas.  Algumas parecem literalmente emergir.

E durante a  aqua-alta, a cidade e os transeuntes, imergem mesmo. A aqua alta é um fenômeno natural e frequente em Veneza.  As águas literalmente invadem a cidade o local mais atingido é a Piazza San Marco, justamente por ser a parte mais baixa da cidade.

  Em 2008, enquanto eu planejava a viagem do fim de ano, Veneza estava assim, como na foto ao lado.

E não só a Piazza fica inundada. É só digitar “aqua alta” no YouTube euma infinidade de vídeos mostrando o perrengue de moraradores e turistas durante as enchentes .

Há inclusive um que mostra um cara esquiando na praça. A prefeitura tem esquema e ergue passagens elevadas para que as pessoas possam se locomover. Isso sem falar nos hotéis que distribuem botas de borracha que vão até acima do joelho para seus hóspedes, o que definitivamente está fora da minha zona de conforto numa viagem, principalmente durante o inverno.

Confesso que um medinho invadiu meu ser quando no terceiro dia, chegamos à Piazza e uma “aquinha alta” começava a surgir bem em frente à Basílica.

E para minha surpresa, a água brota de pequenos orifícios no chão.

aqua alta veneza

Mas ficou por isso mesmo. Entramos na Basílica, já com a água empapando os tapetes.

e nesse dia andamos como loucas, em meio a rajadas de vento e chuviscos, que deixaram a cidade ainda mais bucólica.

E  no terceiro dia a gente já sente “totalmente local”, anda com calma. Absorve mais cada segundo.

E se entrega a momentos quase infantis, com nessa foto, lutando contra o vento …

E como eu disse, em Veneza,  ou você está na muvuca, ou dá de cara com lugares e momentos que parecem saídos de filme, completamente vasios.

E as pontes que se multiplicam pela cidade ficam ainda mais poéticas.

Em alguns instantes é puro silêncio e o barulho das águas.

Nas praças ou nas mínimas vielas, éramos só nós. E aquela sensação totalmente mágica de estar num tempo diferente.

Num lugar para lá de diferente.

E daí para o burburinho é um pulo. A região de Rialto é um ninho de gente andando, fotografando, comendo e comprando.

Andamos tanto que conseguimos literalmente nos perder em Veneza. Ao cair da noite, nos vimos, digamos na zona portuária.

Conseguimos virar numa ruela, e voilà; vida inteligente de novo! Uma oficina de máscaras!

E de novo em Rialto…

Eu tive certeza: amo Veneza!

Até!


8 Respostas to “Veneza Eu amo!”


  1. 16/10/2011 às 1:50 PM

    Maravilha de lugar, nos planos passar carnaval 2012 ai

  2. 2 Eliana
    19/10/2011 às 10:41 PM

    E o desbunde continua…
    Cel se estiver precisando de companhia para uma próxima viagem, me chama que eu vou!!! Aliás, poderia ser uma idéia: “O próximo roteiro desbundante de Cel”… quem quer ir? Que tal?
    Bjs

  3. 4 Livi
    20/10/2011 às 9:48 AM

    Oba vai montar um grupo de turismo? Tô dentro! rsrsrs
    Eu também estou amando Veneza! Estou quase arrumando as malas, como vc diz meu passaporte está nervoso. Bjs

  4. 5 Eliana
    20/10/2011 às 9:27 PM

    Tá vendo! Tenho certeza que logo, logo, um grupo legal estaria formado…rs!!! Peninha…não poder viajar agora, acabei de voltar de um tempinho na praia, em uma emenda entre férias e feriado. Para mim, seria uma honra e um luxo só poder usufruir da sua companhia animada, informada e descolada…rs!!!
    Estou programando e rezando prá dar certo ano que vem entre maio e junho. Estava programando com 2 amigas, mas uma já desistiu por problemas no trabalho. A outra, ainda está com problemas para resolver as férias. Enfim, tenho que me preparar para ir sozinha, caso seja necessário. Quero ficar uns 30 dias dividos entre Barcelona, Londres, Amsterdam e Paris. Agora, tô querendo colocar Veneza nesse roteiro…rs! Não quer ir de novo ano que vem? Ou você já vai estar turistando por lá?

  5. 6 Eliana
    22/10/2011 às 10:43 PM

    Cel, assunto de interesse feminino: Amigas que já estiveram na Itália, dizem que os homens italianos são os mais belos da Europa. Você concorda?

  6. 8 Eliana
    23/10/2011 às 5:18 PM

    Hummm…bom, muito bom!!! Desse modo a viagem fica mais inspiradora…rs!


Deixe um comentário


Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros assinantes
outubro 2011
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 8 outros assinantes
viagens
free counters