25
dez
11

Do Natal ao Boxing Day… do sagrado ao profano, da calma ao caos!

Aproveitando a calma e a internet, que hoje está uma beleza, tento começar a blogar… O problema, é que ainda estamos sem internet! Estamos navegando num oferecimento  da Starbucks. que fica aqui do lado. E pegamos a wifi… Mas às vezes vai, às vezes não. Acho que hoje só eu estou na internet, vou aproveitar!

Hoje, dia 25 de dezembro, o único movimento frenético que vi, foi dos esquilos no Highbury Field… Depois de semanas de corais e canções natalinas, decorações feéricas, muita gente nas ruas e trânsito caótico, é como se uma trégua pairasse por toda a cidade. Ontem, tudo fervilhava. Hoje, dia de Natal, Londres ( e o Reino Unido em geral) para por completo. A começar pelo transporte público. Não há ônibus, nem metrô e como os black cabs (táxis) cobram dobrado, nas ruas só algum poucos carros. Lojas, farmácias, supermercados, lanchonetes? tudo fechado! Com exceção das off licences (lojas que vendem de bebidas a jornais), tudo fica hermeticamente fechado. Mas, amanhã, o mais absoluto caos tem hora para começar.Do sagrado(25/12)  para o mais selvagem consumismo (26/12).

fonte – The Sun

É o Boxing Day. E feriado, aqui no Reino Unido, e em todos os paises do Commonwealth= Austrália, Africa do Sul, Canadá e Nova Zelandia. Há várias teorias para a origem desse dia , mas dizem que começou com a tradição da Idade Média de dar dinheiro às pessoas necessitadas, ou ainda, quando comerciantes colocavam em caixas, algum dinheiro para dar aos trabalhadores, em agradecimento pelo serviços prestados durante o ano. O fato é que essa tradição virou O dia de liquidações indescentes e do povo percorrer todas as lojas atrás de ofertas arrasadoras!

Selfridges (num dia normal)

foto – The Sun

As filas que esperam as lojas abrirem são imensas e se desdobram por mais de um quarteirão. Já presenciei esse fenômeno. É assustador! Algumas lojas são mais organizadas que as outras. Umas infinitamente mais disputadas, como a Zara, Apple, Selfridges, Top Shop.

Calçada da Selfridges (num dia normal)

No fim do dia, na Oxford Street, o chão fica qualhado de resto de lanches, luvas perdidas, sacolas rasgadas.  Mas não deixa de ser uma experiência para quem vem a Londres nessa época e tendo fôlego, vale a pena. E vale a pena ainda, ir nos dias seguintes, pois as liquidações continuam e fica tudo mais calmo.


11 Responses to “Do Natal ao Boxing Day… do sagrado ao profano, da calma ao caos!”


  1. 1 Marta
    26/12/2011 às 7:16 AM

    Oi Cel, ando devorando seu blog. Estou de viagem marcada para janeiro e suas dicas e relatos me ajudaram muito! Sou marinheira de primeira viagem e minha dúvida e maior preocupação é o frio! O que levar, deixar para comprar tudo por aí, botas, luvas. Tenho medo de ficar encapotada demais ou de morrer congelada. Algum conselho de alguém mais experiente seria bem vindo. Obrigada pelo maravilhoso blog!

    • 2 celmartin
      26/12/2011 às 7:43 AM

      Olá Marta, que bom que você gosta do blog. Você está vindo para a Europa, eu presumo, mas para onde? E vai ficar quanto tempo? O inverno aqui ainda não chegou para valer, mas dependendo de onde você mora, pode ser frio para você sim, já que não temos temperaturas baixas na maior parte do Brasil. Qdo cheguei aqui, confesso que até sentir calor, por causa das roupas que estava usando. Já na Escócia, estava bem frio. Me diz para onde você vem, quanto tempo vai ficar… aí posso te dar alguns conselhos. abcos.

  2. 3 Marta
    26/12/2011 às 8:51 AM

    Cel, obrigada pela atenção. Estou indo para Londres, uma semana, Paris, 5 dias, Madri, 3 dias, Barcelona, 2 dias, Veneza, 2 dias e Praga, 2 dias, (essas últimas influenciada por você).
    Moro atualmente no Rio, e o calor tá muito forte mesmo! Então acho que a diferença vai ser muito grande !

    • 4 celmartin
      26/12/2011 às 9:39 AM

      Oi Marta, de nada. Eu estou aqui pensando na resposta mais objetiva possível para você, mas sinceramente vai acabar dando um post inteiro. De pronto, recomendo que chegue aqui, com pelo menos uma muda de roupa (incluisive roupas de baixo, luvas, botas, cachecol e gorro) que aguente uma temperatura abaixo de 10 graus. Pelo tempo que vai passar em Londres, pode comprar mais roupas adequadas por aqui, que em Janeiro estarão bem baratas. Vou tentar escrever esse post bem rápido e quem sabe ajuda a mais pessoas. abcos

  3. 26/12/2011 às 12:42 PM

    Caramba, que loucura! Acho que já passei da idade (kkkkkkkk). Filas… só as preferenciais e, mesmo assim, não a dos bancos, pois de nada adiantam.
    Mas adorei ver de longe o frenesi.
    beijinhos, querida!

  4. 7 Marta
    26/12/2011 às 2:29 PM

    Muito obrigada Cel! Vou providenciar! E fico aguarfando o postz

  5. 8 Livi
    26/12/2011 às 5:41 PM

    Boxing Day madness aqui tb. Meu primeiro emprego aqui foi em loja de eletrônicos e no boxing day tínhamos que sair da frente da porta para não sermos empurrados ou pisoteados. Loucura total! Bjs

  6. 9 Mariana
    28/12/2011 às 1:39 PM

    Vc se mudou de vez para Londres???
    Nossa… que delícia!!
    Deve ser um sonho….

  7. 11 Patricia
    19/01/2012 às 8:50 AM

    Tá até gostando do Boxing Day!!!!!! Virou londrina!!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 9 outros seguidores

dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 9 outros seguidores

viagens
free counters

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: